quarta-feira, 30 de março de 2016

Registros: diagnóstico inicial do desenvolvimento da criança

Muitas professoras me perguntam o que registrar nos diários e nas agendas das crianças para mostrarem para os pais. Pois bem, vamos lá: o registro não é somente para os pais acompanharem o que acontece na escola. Infelizmente fico sabendo de muitas professoras de educação infantil que registram se a criança comeu, ou não; se ela está com a barriguinha solta em sinal de disenteria, enfim, cuidados voltados para a saúde ─ importantíssimos de se observar e anotar ─ mas o registro pedagógico, em si, é muito mais do que isso!

Registros servem para detectar e acompanhar as dificuldades, sua evolução, assim como as vitórias conquistadas das crianças em todos os aspectos do seu desenvolvimento: físico, emocional, cognitivo e social. Por exemplo, se uma criança está com dificuldade de andar e de se equilibrar em uma idade a qual já deveria ter adquirido essa conquista, é algo importante a ser relatado e ir se observando, ao longo das semanas: se ela demonstra estar mais confiante nessa jornada, se o seu andar tem adquirido aspectos de evolução, enfim, como está esse processo diante dos desafios cotidianos? Outro exemplo é se a criança apresenta alguma irritabilidade constante que causa certa interferência nas brincadeiras com os colegas, identificando e registrando seu comportamento na interação; se há alguma situação específica em casa que esteja refletindo na escola, enfim, essas coisas são muito importantes de serem registradas para que se possa realizar um acompanhamento e evolução das atitudes e reações.

O registro é algo complexo envolvendo todos os aspectos; vejo muitas professoras preocupadas, principalmente, com os aspectos cognitivos e físicos, esquecendo-se dos emocionais que afetarão, diretamente, na interação social. Vejam só: se uma criança que brinca normalmente apresentar várias vezes durante uma semana um descontentamento em brincar, querendo ficar sozinha em um canto, é necessário registrar a observação e, se for o caso, indicar para encaminhamento a um profissional qualificado. Tudo tem um porquê e nós, professores, precisamos nos ater ao campo observacional.


O registro é um documento importante das fases das crianças; ele pode ser escrito, fotografado, filmado, ou até mesmo se usar a combinação da escrita com fotos ou filmagem. O importante é entender que ele não é para os pais verem, mas para guiar o trabalho em sala de aula/espaço de referência de forma integral e integrada, observando as dificuldades e os avanços dos pequenos em todos os sentidos. Isto é uma educação de qualidade e pensada para a cada criança com suas doçuras e travessuras; aliás, nossa vida de adulto também é assim, cheia de aventuras com doçuras e travessuras! Não é? 

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