Muitas professoras me perguntam o
que registrar nos diários e nas agendas das crianças para mostrarem para os
pais. Pois bem, vamos lá: o registro não é somente para os pais acompanharem o
que acontece na escola. Infelizmente fico sabendo de muitas professoras de
educação infantil que registram se a criança comeu, ou não; se ela está com a
barriguinha solta em sinal de disenteria, enfim, cuidados voltados para a saúde
─ importantíssimos de se observar e anotar ─ mas o registro pedagógico, em si,
é muito mais do que isso!
Registros servem para detectar e
acompanhar as dificuldades, sua evolução, assim como as vitórias conquistadas
das crianças em todos os aspectos do seu desenvolvimento: físico, emocional,
cognitivo e social. Por exemplo, se uma criança está com dificuldade de andar e
de se equilibrar em uma idade a qual já deveria ter adquirido essa conquista, é
algo importante a ser relatado e ir se observando, ao longo das semanas: se ela
demonstra estar mais confiante nessa jornada, se o seu andar tem adquirido
aspectos de evolução, enfim, como está esse processo diante dos desafios
cotidianos? Outro exemplo é se a criança apresenta alguma irritabilidade
constante que causa certa interferência nas brincadeiras com os colegas,
identificando e registrando seu comportamento na interação; se há alguma
situação específica em casa que esteja refletindo na escola, enfim, essas
coisas são muito importantes de serem registradas para que se possa realizar um
acompanhamento e evolução das atitudes e reações.
O registro é algo complexo
envolvendo todos os aspectos; vejo muitas professoras preocupadas,
principalmente, com os aspectos cognitivos e físicos, esquecendo-se dos
emocionais que afetarão, diretamente, na interação social. Vejam só: se uma
criança que brinca normalmente apresentar várias vezes durante uma semana um
descontentamento em brincar, querendo ficar sozinha em um canto, é necessário
registrar a observação e, se for o caso, indicar para encaminhamento a um
profissional qualificado. Tudo tem um porquê e nós, professores, precisamos nos
ater ao campo observacional.
O registro é um documento importante
das fases das crianças; ele pode ser escrito, fotografado, filmado, ou até
mesmo se usar a combinação da escrita com fotos ou filmagem. O importante é
entender que ele não é para os pais verem, mas para guiar o trabalho em sala de
aula/espaço de referência de forma integral e integrada, observando as
dificuldades e os avanços dos pequenos em todos os sentidos. Isto é uma
educação de qualidade e pensada para a cada criança com suas doçuras e
travessuras; aliás, nossa vida de adulto também é assim, cheia de aventuras com
doçuras e travessuras! Não é?
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