quarta-feira, 9 de março de 2016

Os educadores, as TIC e a nova maneira de aprendizagem

Ignorar que as tecnologias não adentrem a sala de aula de hoje é algo do passado. Celulares, tablets e computadores portáteis fazem parte do nosso cotidiano. Ignorá-las é algo que nenhum professor pode ter como comportamento.  Mas como utilizar de forma a que produza conhecimento e não informação? Este é o grande desafio da educação atualmente no mundo.

As TIC não vieram para revolucionar a educação, mas como auxílio ao professor em sala de aula. Vi em Portugal, em minha visita em outubro de 2015, as crianças utilizarem seus computadores portáteis durante uma aula de Matemática. A professora fazia o exercício, na lousa digital, junto com as crianças em seus computadores; depois, em alguns momentos, as crianças faziam sozinhas e a professora corrigia digitalmente. Não vi nenhum aluno ligado na internet em redes sociais e nem utilizando o instrumento para outro fim. Na sala de aula, junto com a professora de Matemática, estavam presentes outros dois professores, o de TIC e a professora da própria sala.

Neste caso, o computador era um instrumento de auxílio, uma ferramenta de trabalho como um livro didático. A aula transcorria normalmente para os 22 alunos da segunda série. A TIC, nesse caso, era um meio didático para se adquirir o conhecimento. Muitos professores ainda têm medo até mesmo de ligar um computador, quanto mais de usá-lo em sala de aula! Existe uma corrente de pensamento, dentro da educação, que acha que os professores serão substituídos pelas TICs, e isto não é verdade. Educação exige ensino e ensino acontece nas interações entre a criança e seu meio ambiente (pessoas, objetos, TICs, etc).


Saber usar as TIC a seu favor e ter um ganho na aprendizagem das crianças, ainda mais com esta nova geração que nasceu na era da informática, é o ideal! O que nós, adultos, precisamos desenvolver, são metodologias que abordem estas inovações. 

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