segunda-feira, 28 de março de 2016

Projeto Olimpíadas: Rio de Janeiro - Brasil 2016

Estava conversando com uma professora de educação infantil que trabalha com crianças de cinco anos de idade, quando ela me pediu que eu a ajudasse com algumas ideias para montar um Projeto sobre as olimpíadas com os seus alunos. Perguntei se eles estavam interessados neste tema, se sabem o que é uma olimpíada, se conhecem a história, a origem, enfim, quanta coisa tem para se conversar a respeito desse assunto... Ela me respondeu que não, que não sabia ao certo por onde deveria começar e que por isso mesmo pensou em um Projeto, “já que em breve teremos as Olimpíadas aqui no Brasil”!

Quero que saibam que, para mim, Projetos precisam ser feitos a partir do interesse das crianças, ou seja, é preciso que exista uma situação problema para ser desvendada, que surjam atividades de pesquisa, de chegada e de conclusões, enfim, Projeto com uma base científica.  Então, é preciso deixar claro que o que esta professora estava fazendo ─ ou pensando em fazer ─não era um Projeto em si, mas um plano de atividades sobre um determinado assunto. Não está errado montar atividades desta natureza, mas o que me incomoda é a falta de entendimento do que realmente seja um Projeto, que tem a sua gênese pela Metodologia da Escola Nova, segundo John Dewey.

Mais uma vez vejo que os professores estão fazendo equivocadamente atividades e denominando-as de Projetos. Projetos são para que as crianças possam ter liberdade e curiosidade na escolha do tema, que saibam montar a pergunta-problema para ser investigada, que procurem levantar hipóteses e que possam desenvolver atividades de pesquisa em livros, revistas, internet. Além disso, que sejam capazes de fazer experimentações ─ se for o caso ─ e de responder à pergunta-problema com propriedades científicas. 


Por exemplo: o tema a ser investigado será Tartaruga, então, o problema a ser investigado é Tartaruga: onde elas vivem, qual é o seu habitat, como se alimentam, procriam e sobrevivem? As hipóteses a serem investigadas: dependem do ambiente para a sua sobrevivência, ou independe se elas vivem na água, na terra ou nos dois? Pesquisar em livros, ir até um zoológico, conversar com biólogos, enfim, o que tiver ao alcance das crianças deve ser explorado e conhecido. Depois disso, devem compartilhar sobre as conclusões às quais chegaram e se, ao final de tudo, quiserem escrever sobre o assunto, eles podem relatar como conseguiram desenvolver o Projeto, desde o começo até a chegada da conclusão. Isto é um Projeto de verdade, um despertar para a pesquisa científica, e não meras atividades pré-determinadas a respeito de um tema levantado pela professora e sem a participação das crianças. Isso porque, quando as crianças fazem um Projeto no verdadeiro sentido da palavra, elas desenvolvem o seu pensamento científico desde pequenos. Assim, quando precisarem fazer um TCC, ou até mesmo um Projeto de Iniciação Científica, elas saberão montar com facilidade porque já têm, dentro de si, a familiaridade com a estrutura.

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