terça-feira, 15 de março de 2016

“Por que você nunca faz direito?”

Esta cena aconteceu no restaurante de um hotel fazenda, lotado de pessoas, e a mãe ─ descontrolada ─ repetia em alto e bom tom para que todos pudessem ouvi-la. A criança estava se alimentando e deixou cair um pedaço de carne no chão. Ao cortar o bife, o pedaço escorregou do prato e a mãe, indignada, disse “você não faz nada direito mesmo, não sabe nem cortar esta carne molinha! Você não faz nada direito mesmo! Não sei mais o que eu faço com você!”

Percebi o constrangimento da criança e dos demais adultos que estavam em volta da mesa; a criança começou a chorar. E ainda respondeu para a mãe “é porque você não cortou o bife para mim”. E a mãe respondia “você já está grande, tem que aprender a cortar os alimentos sozinho” Até quando eu vou ter que cortar o bife para você? Você não é mais bebê!” Pois bem, o desfile de fala-fala continuava e a criança, em questão, aparentava ter uns sete anos de idade. Eu mesma vivo cortando coisas e, às vezes, cai do prato, seja em minha casa, ou ate mesmo em restaurantes! E olha que eu já tenho 48 anos de idade! Não vi motivos para tamanho escândalo, por parte desta mãe. Pelo contrário, vi uma pessoa totalmente descontrolada, cobrando algo que ela mesma não consegue fazer. Cair no chão não é falta de etiqueta se for lidado com naturalidade; mas fazer escândalo para atrapalhar as mesas ao lado, isto, sim, é falta de etiqueta!


Por que exigir algo de um ser pequeno como se ele tivesse que se comportar sempre como um mini adulto? Fatos como este são comuns no dia a dia; se fosse comigo, eu daria risada e ainda faria uma brincadeira: “olha só, o bife criou pernas e saiu correndo do prato!” Todos iriam rir, a criança não ficaria com vergonha, não haveria escândalos em público, pegaria o bife do chão com um guardanapo, levaria até a lixeira mais próxima, ou chamaria o garçom para lhe dar o bife. Sem escândalos, sem constrangimentos para ninguém. Isto é educar e ensinar de verdade! Na vida acontecem coisas que podem ser ensinadas de forma divertida. Aproveitem para ver o outro lado da vida com suavidade, naturalidade e bom humor! Aposto como tudo mudará quando vocês conseguirem ser mais espontâneos e quiserem sempre o melhor para seus filhos! Rir é o segredo da felicidade e da saúde mental e física. Educar pelo bom humor é a melhor saída numa situação destas. A criança se sentirá protegida, amada e saberá que pode cometer erros, sim, pois não somos perfeitos em tudo. Aliás existe perfeição em alguma coisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário