Comecei este texto com um ditado
popular porque ele refletirá um cartaz de combinados que vi em uma das minhas
redes sociais, e eu não poderia deixar de comentar devido aos personagens usados
e as regras criadas para eles; o pior é que a professora estava achando que fez
algo muito significativo para a aprendizagem de seus alunos de cinco anos de
idade! O cartaz de combinados usava a
turma da Mônica como referencial de figuras. Para cada figura existia uma regra
e ao todo eram 10 regras. O cartaz era separado por quadrinhos como se fosse um
gibi. Vou comentar somente algumas delas aqui.
1- Existia
uma figura dos quatro personagens principais: Monica, Cebolinha, Cascão e
Magali todos de mãos dadas uns com os outros e a seguinte frase embaixo da
figura: RESPEITAR UNS AOS OUTROS. Todos nós que conhecemos estes personagens
sabemos que não há respeito uns pelos outros, pelo contrário: a Mônica vive
agredindo o Cebolinha com o coelho, batendo mesmo nele. Antagônico usar estes
personagens para dar exemplo de respeito.
2- Em
outra figura existia uma cesta de lixo central e três personagens em volta dele
jogando bolinhas de papel dentro do cesto. Aqui os personagens eram: Cebolinha,
Monica e Magali, o cascão estava de fora, claro, ele não é referência de
limpeza, uma vez que não gosta de tomar banho!
3- A
Mônica estava como professora em outro quadrinho, com uma vara na mão, e o
Cebolinha e a Magali estavam sentados em carteiras um atrás do outro e os
dizeres eram: FALAR EM VOZ BAIXA.
Poderia
analisar todos aqui, mas estes já dão uma noção do que quero lhes dizer:
Combinados devem ter figuras da própria sala como exemplo. Que tal tirar uma
foto de uma criança que usa a lixeira corretamente e colar no cartaz como
exemplo? Outro fator importante: estes personagens não são exemplos de limpeza,
pelo contrário.
Outra dica:
quando todos os alunos estiverem fazendo uma brincadeira e respeitando as
regras, tire fotos e exiba-as como reforço positivo. O exemplo tem que vir
deles mesmos; isto é significativo para o grupo e também é saudável, pois dá
unidade e identidade ao próprio grupo.
Muitas vezes
ficamos ansiosos para querer deixar a sala pronta para quando os alunos
chegarem, e aí acabamos deixando as regras fixadas na parede, como sinal de
organização. Não é assim que funciona! As regras precisam ser construídas de
acordo com a necessidade do grupo em questão. Por exemplo, se não há problemas
com a lixeira neste grupo, para quê ter esta regra? Professores: reflitam sobre
seus atos para não cometerem erros absurdos! Cuidado para depois não terem que
reclamar dizendo que os alunos não possuem regras, que os combinados não
funcionam... também, como é possível uma criança ─ a sala toda!─ se identificar
com estes personagens? O ideal é poder se identificar com o amigo que está em sua
própria sala, fazendo parte de seu cotidiano! Trabalhem regras com reforços
positivos em vez de usar os “Nãos”! Use-os como exemplo positivo, por exemplo: “Marina
joga o lixo direito na lixeira de nossa sala, parabéns Marina!” Olhem a
diferença!
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