Estava vendo um blog de
atividades para ensinar as crianças a lerem; nele, havia um jogo no qual havia representações
de animais, todos com quatro letras: bode, sapo, gato e foca. Para piorar a
situação, a foca ainda tinha uma bola no nariz!
As crianças precisavam pegar cada qual a sua cartela, e quem completasse
primeiro ganharia o jogo. No saquinho de feltro havia letras móveis para
completar a tarefa dada.
Fiquei pensando sobre as
representações por meio dos desenhos, a respeito dos animais... eram tão
surreais! Pois bem: se as crianças da atualidade, com acesso à internet, veem
desenhos, filmes, fotos de animais em seu habitat real, aquela foca com a bola
no nariz me incomodou muito! O bode também! Não dava para perceber se era bode
ou burro. Até entender que era um bode o que estava expresso naquele desenho ─
prá quem nunca viu um ─ jamais se conseguiria resolver o desafio proposto.
Tenho observado muitas atividades
sem sentido para as atuais crianças e isso é muito desconfortável para quem
observa mais a fundo a educação e o processo educacional! Professores: pensem
antes de fazer um jogo desse tipo! O período de alfabetização requer cuidados
desdobrados por parte do adulto e da criança. Memorizar letras para formar
palavras e frases não é tarefa fácil, ainda mais se a atividade vier carregada
de jogos sem sentido algum! Cuidem para facilitar a aprendizagem em vez de
dificultar este processo tão rico que é o período de alfabetização. Procurem
usar palavras com significados reais para as crianças, busquem temas que fazem
parte do seu cotidiano e utilizem desenhos com fotografias reais; isto é tão fácil
de obter na internet! Ajudem seus alunos, em vez de atrapalharem este momento
tão rico de aprendizagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário