segunda-feira, 21 de março de 2016

Jogos Pedagógicos: será que educam de fato?

Estava vendo um blog de atividades para ensinar as crianças a lerem; nele, havia um jogo no qual havia representações de animais, todos com quatro letras: bode, sapo, gato e foca. Para piorar a situação, a foca ainda tinha uma bola no nariz!  As crianças precisavam pegar cada qual a sua cartela, e quem completasse primeiro ganharia o jogo. No saquinho de feltro havia letras móveis para completar a tarefa dada.

Fiquei pensando sobre as representações por meio dos desenhos, a respeito dos animais... eram tão surreais! Pois bem: se as crianças da atualidade, com acesso à internet, veem desenhos, filmes, fotos de animais em seu habitat real, aquela foca com a bola no nariz me incomodou muito! O bode também! Não dava para perceber se era bode ou burro. Até entender que era um bode o que estava expresso naquele desenho ─ prá quem nunca viu um ─ jamais se conseguiria resolver o desafio proposto.


Tenho observado muitas atividades sem sentido para as atuais crianças e isso é muito desconfortável para quem observa mais a fundo a educação e o processo educacional! Professores: pensem antes de fazer um jogo desse tipo! O período de alfabetização requer cuidados desdobrados por parte do adulto e da criança. Memorizar letras para formar palavras e frases não é tarefa fácil, ainda mais se a atividade vier carregada de jogos sem sentido algum! Cuidem para facilitar a aprendizagem em vez de dificultar este processo tão rico que é o período de alfabetização. Procurem usar palavras com significados reais para as crianças, busquem temas que fazem parte do seu cotidiano e utilizem desenhos com fotografias reais; isto é tão fácil de obter na internet! Ajudem seus alunos, em vez de atrapalharem este momento tão rico de aprendizagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário