quinta-feira, 17 de março de 2016

Fantasias em dias de festa, o que fazer se a criança não gosta de usar?

Uma mãe me perguntou por que as escolas exigem que as crianças dancem e usem fantasias em datas comemorativas? Além disto, ela queria uma ajuda porque sua filha de sete anos de idade não gosta de se fantasiar e chora muito quando tem que fazer algo assim, mas a professora insiste; então, a única maneira que ela achou para amenizar a situação é não levar a filha na escola quando tem este tipo de atividade. Ela continua não achando correto sua filha não ir à escola porque é obrigada a comemorar uma data que ela não gosta e, ainda mais, com uma fantasia ou traje específico para tal.

Pedi à mãe que me contasse em especifico qual data era a que a filha não queria participar, e ela me disse que a menina não gosta de festa junina, mas que a professora insiste em dancinhas e roupas de caipiras; disse que desde os quatro anos de idade ela já chorava muito e que, então, a partir dos cinco anos ela não a levou mais. Ao mesmo tempo, a mãe parecia preocupada com o fato da menina não gostar desta data, já que as outras alunas iam e não viam problema algum, segundo as outras mães... então, ela chegou a me perguntar se era o caso de levar sua filha a algum psicopedagogo, psicólogo, enfim... ela estava preocupada, sem saber o que fazer.

Lembrei-me de minha infância, quando eu também não gostava destas datas, e que eu também faltava. No dia 7 de setembro havia desfiles nas ruas e nós éramos obrigadas a ir e eu rezava para chover. Então, vamos lá ao que interessa:  Ninguém é obrigado a gostar de festas comemorativas; eu não gosto de festa junina até hoje e, se vou, é por conta das comidas! Mas não gosto das músicas e nem das vestimentas. Tudo bem: sou grande e tenho a opção de não ir, mas e a criança?


As escolas deveriam entender que nem todas as crianças gostam deste tipo de comemoração e que elas não deveriam obrigar ninguém a participar, já que vivemos uma democracia. Expliquei à mãe que nem sempre gostamos de festas e que sua filha não tinha nada de errado; talvez a forma como este tipo de comemoração foi apresentado a ela a deixasse irritada, talvez se sentisse exposta fazendo algo de que não gosta como dançar e usar um traje feito que não lhe agrade, quem sabe? Algum motivo tem, mas se a criança não gosta, ela não deveria ser obrigada a participar. Procurei orientar a mãe que conversasse na escola para que ela pudesse participar da festa, mas sem dançar ou colocar roupas típicas, já que não gosta. É melhor ir à festa e participar de outras atividades como jogos e brincadeiras, ou ficar doente para não ter que participar? As escolas precisam entender que nem todas as crianças gostam deste tipo de comemoração e obrigar é sinônimo de autoritarismo. Afinal, vivemos, ou não, em uma democracia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário