Já escrevi outros textos sobre a
importância do cartaz de rotina aqui neste blog para que as crianças aprendam a
noção de tempo, o que vem antes de outra atividade e vice versa. Porém, o que
quero chamar a atenção para este texto, é sobre o que colocar nas plaquinhas de
rotina.
Por exemplo, para indicar horário
de tomar lanche, ou comer, deveríamos usar uma foto do grupo sentado comendo,
utilizando como referência o próprio grupo. No entanto, observando um desses
cartazes em uma sala de educação infantil ─ a qual era toda enfeitada com os
personagens da Disney ─ verifiquei que o cartaz de rotina eram estes
personagens e, o que é pior, em situações cotidianas que não são as das
crianças de nosso país, de nossa cultura! Vou explicar melhor o que quero dizer:
na hora do lanche estavam a Minnie e o Mickey sentados no gramado e sobre este
havia uma toalha com uma cesta de piquenique; este desenho representava a hora
do lanche da turma.
Perguntei à professora se ela
fazia piquenique com as crianças todos os dias e ela me respondeu que não; que,
aliás, nunca fez. No meu pensamento é uma questão de lógica: representar a
rotina com fotos das crianças dentro de sua rotina, e não com desenhos que não
possuem nenhuma característica com a realidade do grupo.
Hoje, com a tecnologia acessível
a todos, é muito fácil trabalhar com fotos para representar a própria turma; isto
cria vínculos, identidade e senso de realidade. Como vocês, professores, querem
que as crianças aprendam a noção de tempo se usam outros personagens fora da
realidade delas para representarem seu espaço e seu contexto? Fica aqui o meu
questionamento para que vocês pensem no que fazem e não reproduzam o que
fizeram com vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário