quinta-feira, 10 de março de 2016

Educação infantil: plaquinhas de cartaz de rotina

Já escrevi outros textos sobre a importância do cartaz de rotina aqui neste blog para que as crianças aprendam a noção de tempo, o que vem antes de outra atividade e vice versa. Porém, o que quero chamar a atenção para este texto, é sobre o que colocar nas plaquinhas de rotina.

Por exemplo, para indicar horário de tomar lanche, ou comer, deveríamos usar uma foto do grupo sentado comendo, utilizando como referência o próprio grupo. No entanto, observando um desses cartazes em uma sala de educação infantil ─ a qual era toda enfeitada com os personagens da Disney ─ verifiquei que o cartaz de rotina eram estes personagens e, o que é pior, em situações cotidianas que não são as das crianças de nosso país, de nossa cultura! Vou explicar melhor o que quero dizer: na hora do lanche estavam a Minnie e o Mickey sentados no gramado e sobre este havia uma toalha com uma cesta de piquenique; este desenho representava a hora do lanche da turma. 

Perguntei à professora se ela fazia piquenique com as crianças todos os dias e ela me respondeu que não; que, aliás, nunca fez. No meu pensamento é uma questão de lógica: representar a rotina com fotos das crianças dentro de sua rotina, e não com desenhos que não possuem nenhuma característica com a realidade do grupo.


Hoje, com a tecnologia acessível a todos, é muito fácil trabalhar com fotos para representar a própria turma; isto cria vínculos, identidade e senso de realidade. Como vocês, professores, querem que as crianças aprendam a noção de tempo se usam outros personagens fora da realidade delas para representarem seu espaço e seu contexto? Fica aqui o meu questionamento para que vocês pensem no que fazem e não reproduzam o que fizeram com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário