quarta-feira, 2 de março de 2016

Criatividade na criança: espontânea ou aprendida?

Devemos sempre ter em mente que a criatividade não nasce com o individuo, portanto, não é espontânea, mas sim aprendida com as outras pessoas que estão ao nosso redor.  Devemos ter em mente, sempre, que não há criatividade na criança se não há criatividade no adulto: a criança competente e criativa só existe se existir um adulto competente e criativo por perto sendo referência e modelo para a criança.

Mas quais habilidades e competências são necessárias a um adulto para ter que ser exemplo de pessoa criativa?

Hoje temos acesso a muita informação, seja pela TV, jornais, internet, telefones e outras mídias em geral, mas o que fazemos com tanta informação? A forma de utilizar estas informações é combiná-las para fazer algo diferente; é aí que entra o processo de criatividade. Porém, ninguém é criativo se não tiver momentos de silêncio para poder elaborar seus pensamentos próprios.


Por exemplo, para escrever este texto agora, para vocês, preciso pensar para elaborar o meu pensamento; com isso, percebo que necessito estar sozinha com esses pensamentos para poder ter lógica no que escrevo. Este é um processo criativo. O que envolve este processo de criação?  A relação de teorias estudadas em confronto com as informações que obtenho na prática do dia a dia.   Para ser criativa a pessoa deve buscar fazer coisas diferentes todos os dias, mudar alguma coisa em seu ambiente de trabalho, em sua casa, ver novos lugares, assistir filmes, falar com pessoas diferentes, ler livros variados, escutar diversos tipos de música...  As novidades nos conduzem a estímulos variados; a observação fica mais aguçada e é mais fácil fazer novas conexões entre as ideias. 

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