terça-feira, 22 de março de 2016

“Não quero você emprestando nada de suas coisas para ninguém, ouviu bem?”

Esta cena aconteceu no começo do ano letivo. Estava na casa de alguns amigos, quando a filha do casal apareceu com seus novos materiais de escola para me mostrar, toda feliz com o novo arsenal!  Ela estava me mostrando tudo, como funcionavam as canetinhas coloridas, lapiseira, lápis de cor, enfim, quando a mãe adentrou na conversa e não perdeu a oportunidade de verbalizar, diante de todos os adultos que ali se encontravam que a filha não podia emprestar nada que ali estava para ninguém já que ela, a mãe, havia comprado para que ela tivesse o melhor que existe nas lojas de material escolar, que o dinheiro está curto e que se ela emprestasse seus lápis de cor, por exemplo, teria que ficar apontando e acabaria logo com o lápis rapidamente!   

Fiquei pensando como nós, adultos, ensinamos as crianças a serem egoístas, em vez de ensinarmos mais sobre a solidariedade e o companheirismo. Que tal ensinar seus filhos a emprestarem o que eles têm? Sim, porque quando alguém empresta algo a outro, ensina-se o processo do compartilhar. Procura se desenvolver, no outro, o respeito e o cuidado por algo que não é seu. Não estou dizendo aqui que todos devam emprestar tudo, mas precisamos ensinar com o exemplo e por meio de vivências e práticas. Claro que existem objetos nossos que não gostamos de emprestar porque só nós é que os queremos ─ ou devemos ─ usar!


O que precisamos nos lembrar é que nós não aprendemos se não formos expostos às situações reais. Emprestar significa, com certeza, explicar para o colega como ele deve usar e em que momento deve devolver; além disso, ao explicar como usar, a criança já está dando a entender o quanto aquele objeto lhe é importante, afetivamente falando. Vejam só: nós não nascemos sabendo emprestar; isto não é inato, precisa ser aprendido! Mas se temos adultos que reforçam o contrário, não aprenderemos a ser solidários nunca. Acabei de me lembrar de minha mãe: quando éramos crianças e uma vizinha trazia algo de comer que ela tinha feito ─ uma torta, um bolo, geléia... ─ minha mãe dizia que não podia devolver a travessa sem nada dentro, ou seja, ganhou algo, aprenda a retribuir! Por que não usar este principio também para emprestar e receber algo para ser emprestado? Isto é ensinar a economia solidária que afirma que nós aprendemos a dividir com alguém quando o outro não tem e precisa ter, naquele momento! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário