Uma professora me fez esta
pergunta em minhas redes sociais. Não há motivo para se ficar nervoso quando
isto acontece, mas deve-se procurar analisar o por quê e com qual frequência
isto acontece. Reflexões tais como: “é
muito fácil”, “muito difícil” devem ser pensadas. Seus alunos sabem e têm
familiaridade com a atividade? Reconhecem a importância da atividade para eles?
Depois de analisado todo o
processo é preciso considerar e ponderar para que eles possam participar das
atividades. Se não querem fazer porque não gostam, procurem outra atividade com
o mesmo objetivo. Se eles já estão cansados de uma atividade porque acham que
não é mais para a idade deles, busquem outra.
Enfim, conversar com as crianças
sobre a rotina do dia, respeitar suas escolhas e deixá-los propor atividades
talvez amenize esta situação. Se isso for recorrente, lembrem-se de que as crianças
também possuem grandes ideias e que podem também participar da escolha de
atividades que queiram desenvolver; isto, a meu ver, deve ser respeitado por
todos. As crianças só aprenderão a tomar decisões se puderem participar e
interagir para cumprir com os objetivos propostos. Se o objetivo é trabalhar
cores, elas precisam ser ensinadas. Assim, a forma como isso será feito as
crianças podem e devem opinar sobre “o como” e “o que” fazer para aprender a
manipular cores, conhecer suas combinações e origens...
Nenhum comentário:
Postar um comentário