quinta-feira, 24 de março de 2016

Nem sempre as crianças fazem o que proponho! O que eu faço?

Uma professora me fez esta pergunta em minhas redes sociais. Não há motivo para se ficar nervoso quando isto acontece, mas deve-se procurar analisar o por quê e com qual frequência isto acontece.  Reflexões tais como: “é muito fácil”, “muito difícil” devem ser pensadas. Seus alunos sabem e têm familiaridade com a atividade? Reconhecem a importância da atividade para eles?

Depois de analisado todo o processo é preciso considerar e ponderar para que eles possam participar das atividades. Se não querem fazer porque não gostam, procurem outra atividade com o mesmo objetivo. Se eles já estão cansados de uma atividade porque acham que não é mais para a idade deles, busquem outra.


Enfim, conversar com as crianças sobre a rotina do dia, respeitar suas escolhas e deixá-los propor atividades talvez amenize esta situação. Se isso for recorrente, lembrem-se de que as crianças também possuem grandes ideias e que podem também participar da escolha de atividades que queiram desenvolver; isto, a meu ver, deve ser respeitado por todos. As crianças só aprenderão a tomar decisões se puderem participar e interagir para cumprir com os objetivos propostos. Se o objetivo é trabalhar cores, elas precisam ser ensinadas. Assim, a forma como isso será feito as crianças podem e devem opinar sobre “o como” e “o que” fazer para aprender a manipular cores, conhecer suas combinações e origens... 

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