sexta-feira, 4 de março de 2016

“Como você é chato! O que eu fiz para ter um filho assim?”

Imagine você escutar isto de quem lhe colocou no mundo. Vi isto acontecer quando andava em um shopping, no fim de ano. O shopping estava todo enfeitado para o Natal e a criança queria ficar brincando, pintando e modelando na área destinada às crianças; neste espaço havia um cenário de magia e encantamento. A mãe chamava o filho e ele não queria sair deste espaço de jeito nenhum. Ele não queria comer, não queria andar no shopping, enfim, não queria fazer nada a não ser ficar brincando com outras crianças.

Às vezes vejo cada cena que me dá vontade de rir; toda criança adora brincar, ainda mais em um ambiente preparado para isto, cheio de novidades e adereços específicos para chamar sua atenção. Mesmo em casa, quando as crianças brincam e sentem prazer no que estão fazendo, elas se esquecem de tomar banho, de comer, até de ir ao banheiro porque estão tão compenetradas com o que brincam que se esquecem de tudo. É natural a criança ter este tipo de comportamento; faz parte de seu período de vida.

Agora, uma mãe falar e verbalizar na frente de outras pessoas que seu filho é chato só porque não quer sair dos espaços destinados às crianças, e ainda por cima verbalizar que não sabe o que fez para ter um filho chato assim, isto não é natural! Chata é a mãe que quer interromper um momento tão magnífico que a criança está vivendo e aprendendo.


Mães: quando vocês forem aos shoppings nestas datas especiais e quiserem levar seus filhos, pensem antes o que vão fazer para não expô-los ao ridículo. Digo isso porque realmente foi ridículo escutar de uma mãe que seu filho é um chato! Criança quer e precisa brincar para fugir de adultos tão neuróticos e estressados que não têm consciência do que fazem e falam. Pior! Não possuem consciência do que isto pode causar na mente de uma criança. E se a criança é chata, com certeza ela aprendeu com alguém! Ninguém nasce assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário