quinta-feira, 3 de maio de 2012

Atitudes corretas para o estudo...

Estudar exige que os alunos tomem alguns cuidados necessários, para que aprendam com maior facilidade. Mas nem sempre pais e professores prestam atenção nestes detalhes importantes, por este motivo coloco-os neste texto.

Sentar direito, para escrever e ler, é importante para não adquirir desvios na coluna, pois as crianças e jovens estão em fase de desenvolvimento físico. É necessário, também, perceber a altura dos móveis, digo mesas e cadeiras, se estão de acordo com o tamanho das crianças. Às vezes fico pensando seriamente nisto e vou colocar aqui minhas preocupações. Quando vou a uma escola e percebo que as carteiras são padrão para todas as crianças, começo a observar a postura das mesmas, que não são padrão. Por exemplo, vejo crianças cujos pés não chegam até o chão, porque as cadeiras são de altura muito maior do que elas e vice-versa. O que deveria ser feito? Cadeiras e mesas de tamanhos variados para que as todas as crianças pudessem se sentar confortavelmente, sem precisar esforço.

Respirar direito também influencia na hora de estudar, nem sempre as pessoas sentem sua respiração, e é muito importante saber e ter consciência do quanto isso é importante na vida de qualquer um de nós. Se a criança estiver com raiva, a respiração será de um jeito, se estiver cansada, será de outro. Quando a respiração estiver agitada, significa que a mente daquela criança também está agitada por algum motivo e, certamente, seu rendimento escolar não será satisfatório. Portanto, prestar atenção na respiração da criança é fundamental, porque mostra o estado de espírito que ela está vivenciando naquele momento.

Dormir. Quem com sono consegue prestar atenção na aula, e lutar contra ele pode ser pior ainda, então o que fazer? Simples, dormir, e depois voltar a estudar. É melhor não lutar contra aquilo que irá te vencer, é uma necessidade física.

Comer, isto é algo que também precisa ser pensado, porque em excesso pode causar sono e em falta pode causar distração. Ninguém com a barriga vazia consegue aprender de fato.

Quais seriam, então, as atitudes corretas? Sentar, respirar, dormir e comer adequadamente antes de iniciar os estudos seja na escola ou em casa.


Um comentário:

  1. Adorei esse blog! Eu também tenho um e aproveito suas postagens para enriquecer o meu, são muito boas e de leitura agradável!!
    Um abraço!!

    ResponderExcluir