terça-feira, 15 de maio de 2012

Brincar de que nos dias atuais?

Esta pergunta eu ouço com frequência, principalmente dos pais. Eles dizem assim: - Meus filhos só se interessam por jogos eletrônicos e muitas vezes eu não consigo acompanhá-los, porque isso exige muita atenção e controle.  Então, para que eles não percebam que eu não sei jogar, prefiro não brincar com eles.

Sei que as crianças, em termos de tecnologia, dão “um banho” em nós adultos.  Vimos surgir às mudanças tecnológicas, mas elas já nasceram nesta era de tantos avanços, ai esta a diferença. Se pedirmos para que elas nos ensinem, até fazem isso, mas muitas ironizam os nossos erros e nossa ignorância em termos de conhecimento tecnológico. Por que não explicar  que fazíamos outras brincadeiras por  não termos  i-pad, i-phone, computador, internet, etc.  E nem por isso deixávamos de nos divertir.

Brincar de jogar bola, de carrinho de rolimã, de esconde-esconde, de queimada, de batata quente, entre tantas outras brincadeiras que agora nem vou me lembrar, mas que fizeram e fazem parte de nossas memórias.

Observo algumas famílias que deixam seus filhos  na frente de aparatos eletrônicos porque é mais cômodo e fácil, pois eles ficam quietos. Mas vocês estão perdendo momentos importantes de relacionamentos, que deveriam ser construídos com eles. E estes momentos podem ser únicos e verdadeiros.  O tempo passa rápido demais, depois eles crescem e ai você fica com saudades de quando eles eram menores.  Mas fica aqui minha pergunta: - Vocês aproveitam este tempo de forma saudável? Ou simplesmente desperdiçam este momento rico, com desculpas tais como: não tenho tempo?

Brincar com as crianças é acompanhar seu desenvolvimento de perto, sabendo de seus gostos, vontades, medos e (in)seguranças. É participar ativamente da vida de seus filhos, sendo companheiro e amigo. É ser verdadeiro, ter afeto, carinho, amor...  

2 comentários:

  1. Meus meninos estão hoje com 16 e 18 anos. Eu sempre brinquei com eles e isso criou laços e uma boa amizade na adolescência. É claro que com as inseguranças da cidade/periferia saíamos pouco e nossas brincadeiras eram mais com computadores, jogos diversos como Gartic, desafios e alguns do velho e finado orkut, que hoje estão no facebook. Brincamos menos hj, mas conversamos mais, assistimos filmes, enfim... existe uma gama de atividades para fazer juntos. O importante é criar elos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linolica, concordo plenamente com você, criar laços e elos são eternos por que são unicos e verdadeiros. Obrigada pelo comentário e fique a vontade para fazer isto sempre que assim desejar. Abçs...

      Excluir