quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cantinho do Pensamento

Já vi na TV em um programa de comportamento infantil. É uma pena que não posso citar nome aqui, mas todos já devem ter entendido do que estou falando. Voltemos ao assunto. A terapeuta indica que a criança fique em um canto pensando sobre o que fez, refletindo o seu erro.

Vamos pensar juntos na cena. Vejo algumas crianças sentadas no cantinho do pensamento, mas estão a fazer de tudo, menos pensando. Outra coisa: será que as crianças têm condições de repensar suas atitudes de fato? Digo, possuem consciência do certo e errado com tão pouca idade?

Eu conheço e vocês também, adultos que não conseguem pensar e repensar seus atos. Por que exigir isto dos pequenos desta forma? E pais e professores têm esta “mania” de exigir este comportamento.

Então o que fazer para que a criança pense e repense sobre suas atitudes?

Isto é um comportamento que tem que ser ensinado. Crianças com menos de 8 anos não sabem pensar e refletir sozinhas. Você, adulto, deve ensinar isto a elas. Sei que nas horas em que as crianças fazem algum tipo de comportamento, que você pai/mãe não aprova, muitas vezes elas conseguem tirar você do sério, e acabam vencendo por chantagem ou até mesmo por choros.

Esta não é uma tarefa fácil, mas o autocontrole é fundamental nestas horas. Calma e paciência para solucionar esta situação são as melhores saídas, gritar; xingar, se descabelar não são atos mais corretos. Deixar a criança pensando neste momento não a levará a refletir e poderá piorar a situação.

O melhor a fazer é esperar a sua raiva passar e depois conversar com as crianças sobre seus erros. Assim você educa.

9 comentários:

  1. Bom dia, Drª Vanda Minini!
    Sou professora da Educação Infantil e tenho tentado conscientizar minhas colegas de trabalho sobre o prejuízo que esse comportamento pode trazer às crianças. Fiquei até orgulhosa, pois ao procurar algum texto sobre o "cantinho do pensamento", encontrei o seu e são os mesmos argumentos que uso ao tentar convencê-las. Enfim, hj presenciei uma cena terrível de se ver. Ao passar em frente a sala da minha filha que tem três anos de idade, a vi sentada na cadeira sozinha no cantinho da sala, olhando os colegas brincarem em suas mesas, a prof.ª foi logo justificando que ela beliscou sua colega e não quis pedir desculpas... Em minha opinião, é uma cena constrangedora... Mas não sei o que fazer! Agradeço a atenção
    andrea-cavalcanti22@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que a senhora acharia se um coleguinha beliscasse sua filha? Ensina ela que não se pode beliscar ninguém. E se beliscar terá castigo sim.

      Excluir
  2. Meu nome é silvia barreto tenho 34 anos sempre me achei estranha em avhar que pode se educar sem castigo!!!Mas agora tenho certeza ,minha filha tem 4 anos e não quer mais ir a escola,por que fica de castigo por não fazer as letras do alfabeto,ela só quer desenhar e brincar de massinha.O que eu faço todos os dias ela choraminga na hora da janta por que ficou de castigo,já não tenho resposta para minha filha...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,siu José William sou responsável por uma escolinha de educação infantil comunitária,vejo algumas educadora infantil colocando as crianças no cantinho do pensamento, eu sou contra, qdo passo em frente as salas e vejo pergunto oque aconteceu e com carinha de choro eles falam, existem alguma lei que proíbe ou que diz que é certo ou não colocar no cantinho, jwille06@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,siu José William sou responsável por uma escolinha de educação infantil comunitária,vejo algumas educadora infantil colocando as crianças no cantinho do pensamento, eu sou contra, qdo passo em frente as salas e vejo pergunto oque aconteceu e com carinha de choro eles falam, existem alguma lei que proíbe ou que diz que é certo ou não colocar no cantinho, jwille06@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,siu José William sou responsável por uma escolinha de educação infantil comunitária,vejo algumas educadora infantil colocando as crianças no cantinho do pensamento, eu sou contra, qdo passo em frente as salas e vejo pergunto oque aconteceu e com carinha de choro eles falam, existem alguma lei que proíbe ou que diz que é certo ou não colocar no cantinho, jwille06@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu vou a escola tratar desse assunto, descordo totalmente até porque meu filho é orientado em casa. Já falei várias vezes as professoras que elas estão lidando com crianças, e que se houver alguma indisciplina deve ser comunicado aos pais aos, quais cabe unicamente disciplinar. Todas murmuram na escola sobre esse cantinho do pensamento eu é que não vou ficar pensando se concordo ou não, vou comunicar que não aceito e ponto. Elas que deverão me dar as justificativas para tal comportamento descabido aplicado à uma criança de tenra idade.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite. Sobre a cadeira do pensamento tem alguma lei que proíbe, pois em minha cidade usam muito e eu particularmente acho inadequado.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite. Sobre a cadeira do pensamento tem alguma lei que proíbe, pois em minha cidade usam muito e eu particularmente acho inadequado.

    ResponderExcluir