quarta-feira, 2 de maio de 2012

Vocês sabem qual é a diferença entre a criança líder e a exibicionista?

A diferença entre a criança líder e a exibicionista é notória. A criança líder será um adulto admirável, já a exibicionista será um adulto complicado. 

Mas quais são as atitudes de um líder? Uma criança líder acolhe e sabe que todos são importantes, porque cada um pode saber mais de um assunto do que de outro, motiva os outros colegas, tem carisma, é curioso, criativo, comunicador, tem caráter, coragem e convicção. Sabe quando, o que e para quem falar. Não age intempestivamente, mas pensa, sente e age sempre da mesma forma. O líder não é uma pessoa carente. A criança líder tem sempre as mesmas amizades e estas perduram até a vida adulta.

Já a criança exibicionista quer se aparecer o tempo todo, tudo dele é melhor do que os outros, sente e age com a necessidade de conquistar algo não para si, mas para mostrar ao outro. Eles trapaceiam, mentem, precisam sentir prazer no que causam aos outros, necessitam de reconhecimento, bajulação e fama para se sentirem bem. No fundo não passam de pessoas extremamente carentes. A criança exibicionista está sempre em busca de novas amizades, até mesmo na vida adulta.

Na escola precisamos prestar atenção e não confundir estes dois tipos de comportamentos, porque, muitas vezes, aquela criança que achamos ser  líder, nada mais é do que exibicionista e vice-versa. O líder não precisa se aparecer, pois suas atitudes veem a tona naturalmente, porque seu empenho é conhecido por todos. Já a criança exibicionista torna-se chata e intolerante com o passar do tempo, e ninguém quer ficar perto dela, porque ela humilha e não acolhe.

Pais e professores prestem atenção no comportamento de seus alunos(as) e filhos(as), para tratarmos as crianças exibicionistas de forma que este comportamento de carência aos poucos seja extinguido, para não se tornarem adultos com psicopatias graves em seu comportamento.

Um comentário:

  1. Muito interessante e pertinente essa diferenciação, mas faltou algo nesse artigo: o que fazer em relação a cada tipo?

    ResponderExcluir