sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Como criamos interesse nas crianças?

Esta pergunta foi feita a mim por uma professora de educação infantil, que me disse assim:
- Drª. Vanda, trabalho com crianças de 5 anos e não sei como despertar o interesse das crianças para aprenderem números?
Nesse caso em especifico, ela nos deu um conteúdo que queria ensinar, mas minha resposta servirá para qualquer aprendizagem na vida das crianças. Para aprender a criança precisa antes de qualquer coisa ter uma necessidade ou desejo.
Se a criança não entende o porquê ela tem que aprender aquele determinado conteúdo, ela não aprenderá.  O conteúdo a ser ensinado precisa surgir como solução dessa necessidade. Tarefa fácil, não uma das mais difíceis que os professores enfrentam hoje devido ao enorme aparato tecnológico que temos nos dias atuais.
Vocês devem estar se perguntando:  Como criamos interesse?
Propiciando a aprendizagem por descobertas, as crianças precisam ser desafiadas. Mas fiquem atentos a uma problemática: as crianças possuem níveis de aprendizagem diferentes, o que parece ser desafiador para um, para outro pode não ser. Outro aspecto a ser pensado: situações desafiadoras muito fáceis geram fracassos e muito difíceis levam a perda do interesse. Este meio termo precisa ser muito dosado pelo professor, para isto ele necessita conhecer muito bem os conhecimentos prévios de cada aluno(a) sobre determinado conteúdo.
Aprendizagens úteis para a vida das crianças são as que propiciam aprendizagens significativas e que são as mais desafiadoras. Estar atento aos níveis de aprendizagens dos alunos ajuda a reconhecer qual desafio deverá ser proposto ao grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário