terça-feira, 25 de setembro de 2012

O que você fez hoje na escolinha?

Muitos pais perguntam aos filhos todos os dias quando vão buscá-los na instituição de educação infantil, o que eles fizeram. Atitude positiva valorizando o ambiente escolar. O problema está quando as crianças dizem que fizeram brincadeiras e os pais falam: “Só brincaram, não fizeram atividades?”
Pais, vocês precisam entender que as brincadeiras, jogos e brinquedos na fase da primeira infância são importantíssimos para o desenvolvimento integral e integrado das crianças. Essa percepção de que precisam fazer algo concreto em papel, de preferência, como sendo o mais valorizado como aprendizagem precisa ser revista por vocês.
No lugar de perguntar “só brincaram?”, perguntem “o que vocês aprenderam hoje?” Valorizem todos os momentos da educação infantil; são experiências únicas e ricas para o desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças. Esse desenvolvimento se não for realizado de forma correta poderá vir a prejudicar as habilidades e competências futuras das crianças.
Se as crianças pintaram, desenharam, jogaram, brincaram, escutem com atenção o que elas fizeram e valorizem cada momento como sendo único e especial. Tudo deve ser valorizado, cada gesto, cada conquista, cada aprendizagem; somente assim as crianças terão vontade de contar tudo a vocês. Mas se receberem crítica logo no começo isto poderá atrapalhar até o relacionamento de vocês. Deixe-os contar quando crianças, assim eles se sentirão à vontade para relatar seus momentos na adolescência, na vida adulta e serão seus parceiros e companheiros na velhice.
site:www.vandaminini.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário