sábado, 29 de setembro de 2012

Como incentivar a leitura?

Primeiro preciso dizer que pais e professores devem ler na frente das crianças para que elas possam entender  a função social da leitura e possam se espelhar em suas atitudes. Essa é uma das formas mais eficazes para incentivar as crianças a ler.  Aprendendo pelo exemplo sempre...
Mas que tal montar em casa ou mesmo nas instituições de ensino um cantinho mágico que incentive as crianças a lerem? Isto instiga a criatividade e o gosto pela leitura. Montem um cenário onde elas possam voar com sua imaginação. Pais não precisam ser um cenário enorme; que tal um baú, uma caixa especial que elas possam decorar para guardar os livros? 
Enfim, usem a criatividade para que elas possam liberar seus pensamentos e sentimentos infantis quando leem ou escutam as histórias. Esse lugar especial pode despertar o sentimento pelo gosto da leitura, que a criança levará para o resto de sua vida. Não adianta reclamar que as pessoas hoje não leem; não são incentivadas para isso. Este sentimento precisa ser estimulado desde pequeno.
Confeccionem algo divertido, interativo junto com as crianças, soltem a imaginação, voem no mundo da fantasia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário