domingo, 23 de setembro de 2012

Pedido de socorro de uma professora infantil...

Recebi um pedido de socorro de uma professora, e a história dela nos serve como  reflexão. Ela dá aula para crianças de 2 e 3 anos e  no e-mail escreveu assim: “Preciso de sua ajuda, meus alunos não são disciplinados, tento fazer com eles fiquem quietos, mas não consigo, sou nova na profissão e não sei o que fazer, me ajuda.”
Devolvi o e-mail assim: “O que você fala de disciplina para crianças tão pequenas? Como você fala com elas, grita, berra?” Ela me respondeu dizendo que fala alto, mas que eles não obedecem e mostram a língua, que não sabe mais o que fazer.
Vamos refletir juntos sobre este caso.   Primeiramente, crianças tão pequenas não sabem o que é disciplina e tentar adestrá-las não é o melhor caminho, porque estão descobrindo o mundo. E querer que elas fiquem quietas e paradas por muito tempo fazendo alguma atividade é incorreto.  Segundo, estas crianças estão se sentindo desrespeitadas, por isso mostrar a língua é a maneira que conhecem para ofender os outros. Calma e paciência! Falar baixo, num ambiente de tranqüilidade, não geraria este comportamento nelas. Se fizerem é por que estão se sentindo incomodadas com a atitude da professora.
Perguntei a ela se já parou para pensar colocando-se no lado das crianças. E ela, surpresa, me disse que nunca, que é a professora, portanto, quem manda na sala é ela. Ou seja ela vê as crianças como rivais com tão pouca idade, isto não é uma atitude saudável. Ela me disse assim: “Nunca parei para pensar que elas estão sendo agredidas por mim, achava que por terem pouca idade nem sabiam pensar. Mas elas pensam sim, na maneira delas, e principalmente sentem. Se receberem carinho dão carinho; agora, se receberem ofensas responderão com ofensas também.  Esta é a lei da ação e reação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário