sábado, 22 de setembro de 2012

Qual a importância das crianças brincarem de casinha ou de escolinha?

O faz de conta é uma brincadeira muito utilizada pelas crianças e extremamente útil para nós adultos quando queremos detectar algo no comportamento delas.
Pais, se quiserem saber como a professora de seu filho(a) estabelece as relações com seu grupo de crianças, brinquem de escolinha com ele (a). O adulto deverá fazer o papel da criança, e esta deverá ser a professora. A criança imita os gestos, as falas e o modo de ser da professora, deste modo vocês conseguirão entender as relações que se estabelecem dentro do grupo de crianças. Professores, se vocês quiserem saber com os pais se relacionam com os filhos (as) façam o mesmo, representem vocês os papéis das crianças e estas serão seus pais.
Mas o que fazer se diante desta representação vocês detectarem reações conflituosas quer sejam na escola ou na família?
Verificar e procurar entender o que se passa com a criança é o melhor caminho. Se perceberem algo que coloca em risco o bem-estar da criança, providências deverão ser tomadas. Mas sempre com muita cautela, e no caso da instituição de ensino juntamente coma Coordenação e Direção Pedagógicas, nunca tome nenhuma atitude sozinho professor(a).  
Pais e professores, a relação escola e família são muitas vezes tênues e não é algo fácil de ser conversada, porque um joga na culpa do outro a educação das crianças, quando, na verdade, essa relação deveria ser de complementaridade já discutida por mim em outros textos aqui. O que precisamos é preservar a integridade física e moral das crianças, isto é o mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário