quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Minha árvore roxa

Esta história é fantástica, aconteceu quando eu ainda era professora de educação infantil. Uma colega veio me perguntar na época o que ela fazia com o desenho do menino de 5 anos que havia pintado a copa da árvore de roxa.
Ela me disse assim: - Eu expliquei que as folhas da s árvores são verdes, pedi para que todos pegassem o lápis verde e pintassem juntos, mas ele não fez. Eu desconfio que ele não sabe cores ou será que é daltônico?
Eu respondi a ela:
-Você perguntou por que ele pintou a copa de roxo em vez de verde?
Ela respondeu que não. Então, pergunte para a criança antes de tirar conclusões precipitada, alertei.
A reposta da criança foi maravilhosa. Vejam a explicação: Ele tinha pintado de roxo porque em frente da casa dele havia uma árvore enorme cheia de flores roxinhas e nesta árvore não havia folhas, somente flores. Vocês sabem qual era esta árvore? Ipê roxo.
Pare para pensar como a criança tinha uma explicação lógica para o fato de pintar a copa da árvore de roxa; ela estava errada? Claro que não. Mas se a professora não pergunta, poderia levantar hipóteses erradas como estava fazendo.
Moral da história: Quando uma criança não der uma resposta esperada pergunte a ela por que ela fez daquele jeito; verão que há uma explicação lógica para o fato e que muitos adultos desconhecem. Ditado popular: Perguntar não ofende...

Nenhum comentário:

Postar um comentário