quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Idade dos por quês, saiba como lidar com ela

Toda criança passa pela idade dos porquês, mas por que isto acontece? Simples: é a curiosidade de descobrir, entender e pertencer o mundo que está ao seu redor. Elas querem entender a lógica dos fatos e acontecimentos, e requer que nós, adultos, a expliquemos com lógica e paciência. Lembrem-se sempre que vocês já foram crianças, portanto também viveram este período.
Cansativo para os pais e professores quando não possuem mais o que responder. Dizer quando não se tem resposta por que sim, não as satisfazem e criam mais problemas para vocês adultos. Por que sim não é resposta, já ouviram ou falaram isto para alguém; de fato, por que sim não explica, pelo contrário, complica. Até rimou!
Então, pais e professores expliquem corretamente o porquê das coisas e fatos e quando não souberem como responder, digam a elas que não sabem e que irão pesquisar. Que tal fazer desse questionamento um momento de pesquisa juntos com os pequenos? Com esta atitude vocês educam, ensinam que não sabem tudo e que ninguém é do dono de toda a sabedoria do universo. Mas que podem buscar algo que não conhecem por meio da internet ou mesmo em revistas e jornais. Nesse sentido estão educando para a busca de um conhecimento, propondo desafios e chegam a conclusões juntos com as crianças; esta é a elaboração do pensamento cientifico, ensinado de maneira lúdica.
Não fiquem com receio em dizer não sei, isto ensina a humildade, comportamento importante para a vida em grupo. Também ensina a função da pesquisa, necessária nos dias atuais com o mundo globalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário