quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Desanimar e desesperar jamais, a vida é feita de escolhas

 Recebo muitos questionamentos de professores: “Desaminamos com a profissão por vários motivos, pela falta de apoio da coordenação e direção, pelos comportamentos dos alunos, pela baixa remuneração, pala falta de material, enfim por vários motivos”.
Sei que nossa profissão não é fácil, aliás lidar com seres humanos não é fácil, porém foi uma escolha pessoal, resgatar o que levaram a esta escolha e pensar que independente de qualquer fator externo, a motivação deve partir de cada um.
Se gostam da profissão, então pensem em fazer o melhor de si, sem pensar no que os outros vão achar ou não. O único pensamento deve estar voltado às crianças que estão aí e que não escolheram vocês como professores e sim foi o contrário. Cada ano há uma escolha de sala, elas não são culpadas se o salário é baixo, se a coordenação não apoia; elas estão ali para serem desenvolvidas e possuem direitos à educação garantidos pela Constituição de 1988.
Busquem dentro de cada um a motivação em ser um ser humano melhor para si e para os outros, façam coisas que lhes agradem, sintam prazer em doar aquilo que sabem a quem precisa aprender.
Não pensem em salário, em doenças, mas em felicidade de ver estampado um sorriso, um abraço, um beijo no rosto de uma criança. Estes são os reais valores da vida de um professor.  Faça a diferença por onde passarem, as crianças confiam e se espelham em vocês, seja o exemplo de luta, de coragem, de determinação, de alegria.
Já pensaram o que essas crianças podem estar passando em seus lares, por problemas muitos maiores que os seus talvez; então seja um professor de fato. Talvez seja você a única pessoa em que ela se espelhe e isto poderá fazer toda a diferença na vida delas. A vida é ação e reação, dê agressividade e receberá agressividade, dê carinho e receberá carinho. Dê aquilo que vocês querem receber para vocês. Como disse no começo, a vida é feita de escolhas.

Um comentário:

  1. Ao postar no face,não havia lido na integra, seu texto do blog. Percebo que temos concepções parecidas, sendo importante termos prcerias.

    ResponderExcluir