sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Não compare as crianças; cada uma é única no palco da vida


Uma mãe me relatou que ela tem 3 filhos (duas meninas e um menino), que sempre deu a mesma educação para eles, mas não entende por que cada um é tão diferente um do outro. A resposta é simples: primeiro que cada criança é única e por isso especial na sua própria maneira de ser; depois nos enganamos quando dizemos que a educação é a mesma por que não é. Vamos refletir juntos.
Quando nasce o primeiro filho a família está passando por uma situação de vida, tanto financeira quanto emocional; no segundo e assim, sucessivamente, é outro momento. Se vocês tiveram o primeiro filho com 25 anos, por exemplo, o segundo com 28 e o terceiro com 30 são idades e momentos de vida diferentes, então a educação não é a mesma. Se estão lutando financeiramente na vida quanto têm o primeiro e se já estão mais estabilizados quando têm o terceiro é outro tempo, entenderam?
E além do mais cada criança tem uma maneira de enxergar o mundo que a rodeia, uma maneira de pensar, sentir e agir próprio, influenciada pelo meio social em que convive, com as pessoas que estão ao seu redor. Não queiram comparar a educação de um filho com outro por que eles são diferentes sim; é nisto que reside a riqueza do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário