quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pais e professores reais...

O que significa ser pai ou professor real? Significa ser verdadeiro em todos os sentidos, primeiro consigo mesmo, depois com quem está ao seu redor.

Geralmente estamos acostumados por nossa cultura a falar e expressar somente nossas vitórias e alegrias e escondemos as derrotas e tristezas. Mas fico me indagando por que fazer isto? Em que estamos educando para a vida tendo esta atitude com as crianças? Elas precisam saber as suas emoções e reações, sejam elas positivas ou não. 

Dizer às crianças a verdade é educar ensinando o que é real. Usando a frase de Nelson Rodrigues: é mostrar “a vida como ela é”.  A vida real, concreta, que não é fácil e nem difícil, depende de como a enxergamos e vivenciamos nossos medos e ansiedades.

Quando era professora de crianças pequenas passava por uma situação familiar de doença da minha mãe e tinha que ir trabalhar. As crianças percebiam que eu estava triste, algumas vezes chegava com os olhos cheio de lágrimas, mas nunca escondi isto delas. Dizia sempre a verdade, por incrível que pareça como elas enxergam a vida de outra forma, muitas vezes elas eram o meu alimento para continuar na luta da vida.

Elas sabiam tudo o que se passava comigo e me ajudavam no processo de superação. Perguntavam se minha mãe tinha tomado injeção, se tinha doído, perguntas da idade.  Esqueci de dizer: as crianças tinham 5 anos.

Pais e professores, sejam reais se querem formar pessoas também reais. Reflitam sobre suas atitudes, preparamos as crianças para a vida, ou para serem pessoas falsas...

site: wwwvandaminini.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário