segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Como fazer para superar obstáculos em nossas vidas de pais e/ou professores ?

Todos nós quando nascemos temos que subir a montanha de nossas vidas. Neste caminho encontramos pedras, galhos, troncos de árvores, animais ferozes e dóceis. Algumas pessoas superam esses obstáculos e quando chegam no final têm a certeza que vivenciaram todos os momentos intensamente.
Outras pessoas desistem no meio do caminho e se sentem frustradas por não terem sido insistentes e pela falta de coragem. Algumas nem conseguem começar a subir por que não querem viver intensamente cada momento e preferem apenas passar pela vida.
Ser pai e ser professor é enfrentar esta montanha com afinco; terão dias de sol, de chuva, nublados, tempestades, nada em nossas vidas é definitivo e para sempre. Tudo tem um tempo e um espaço que nós determinamos para nós mesmos. Vejo alguns pais que não queriam ter filhos, mas tiveram e pior, pensam que são pais enquanto na verdade são pais biológicos somente, mas não pensam que suas atitudes refletem na vida daquele ser em formação para o resto da vida.
A profissão professor também precisa ser pensada e repensada. Podemos construir ou destruir um ser humano com nossas atitudes e ensinamentos. Adultos destrutivos com certeza passarão esses comportamentos para as crianças; agora aquele professor que se constrói como pessoa também irá fazer o mesmo com seus alunos, por que isto é o seu cotidiano como ser humano.
Problemas todos nós temos, enfrentá-los, buscar soluções e não se sentir coitadinho ou vitima de um sistema capitalista é superar os obstáculos da floresta. E quando chegar no topo da montanha, verá que tudo o que passou valeu a pena, pois a paisagem lá de cima é linda e poucos conseguem enxergá-la.
Busque esta paisagem nas suas vidas de pais e professores e não parem no meio do caminho. Vou usar uma frase de Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário