sábado, 1 de setembro de 2012

Cuidar de si mesmo... “Viver e não ter a vergonha de ser feliz” (Gonzaquinha)

Este é um dos itens importantes quando o assunto é ensinar as crianças pequenas para serem adultos seguros de si.  Hoje não vou falar sobre como cuidar dos pequenos, mas sim de como  vocês, pais e professores, cuidam de si mesmos.
Gostar de si e se respeitar é importante para viver bem o dia a dia de maneira saudável.  Não espere que os outros sintam por você aquilo que nem você sente. Cuide-se.  Se estiver com vontade de mudar o corte do cabelo, a cor mude. Se não está se sentindo bem com seu corpo, faça algo para mudar isso em você. O que não adianta é ficar se lamentando sem se mexer. Todo mundo promete começar o regime na segunda feira e para compensar, no domingo, se enche de comida.  Isto é gostar de si? É ter auto estima? Claro que não, e pior: Como quer ensinar as crianças a se cuidarem  se nem você se cuida. A vida é ação e reação. E os adultos são exemplos para as crianças.
Respeitar e saber o limite do que é bom ou ruim para você, gostar de si, não é esperar para que alguém faça algo em seu favor,  isso depende de você, querer mudar. Outras pessoas podem ajudar, mas a decisão e a escolha são suas. Vocês devem estar pensando assim:  falar é fácil, isto custa dinheiro e eu não tenho. Esta desculpa já não cola mais, ninguém vai te valorizar se você não fizer isto primeiro para você.  Mude aos poucos, veja se gostou da mudança, se não gostou, refaça-a novamente.  Isto é experimentar, vivenciar situações novas. É melhor gastar um pouquinho de dinheiro cuidando de si para se sentir bem do que gastar com remédios quando já estiver doente.
Dê o exemplo para os pequenos e verá que tudo pode mudar em sua vida, tanto em casa quanto na escola. Não estou fazendo auto ajuda, não. Quero apenas que você reflita sobre você próprio e cuide da sua auto estima, para depois cuidar dos outros. Força e coragem sempre...
site de palestras: www.vandaminini.com.br

Um comentário:

  1. Que conselho maravilhoso e bem-vindo!
    Amar a si próprio, se cuidar, para poder ser exemplo.
    Muito bom, boa semana!
    Bjoks

    ResponderExcluir