terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pede desculpas agora, anda...

Quem já não ouviu esta frase de algum adulto ou não falou isto para as crianças? Tanto em escolas quanto na família quando uma criança faz algo de errado, sempre exigimos que peçam desculpas.

Pedir desculpa não  é sinal de fraqueza. Todos nós erramos um dia. O problema está quando falamos isto para a criança; mas diante de um erro nosso não temos este comportamento diante das mesmas.

Pedir desculpa é  refazer nosso erro é ter coragem para aceitar que somos seres humanos, por isso passíveis de falhas. A criança percebe quando erramos e mais do que isto aprende com nossos erros e acertos, mas temos humildade para reconhecer os erros e refazer este comportamento?

Os filhos e alunos mostram com seu comportamento as falhas que nós, adultos, temos, mas vemos isto como aprendizado também para nós adultos e pedimos desculpas para elas, ou ignoramos nossos erros e valorizamos somente nossos acertos?

Muitas vezes sou enfática com vocês leitores, mas preciso que  acordem para os comportamentos que tomam diante das crianças pequenas.



Um comentário:

  1. Gosto muito das suas colocações. Penso assim também e já pedi desculpas a meus filhos quando pequenos.
    Abraços, Magda

    ResponderExcluir