segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Como ensinar as palavrinhas mágicas: com licença, por favor, obrigada?

Esta cena precisa ser contada a vocês. Uma professora diante de uma indelicadeza de uma criança disse a ela: - Esqueceu as palavrinhas mágicas? Com licença, por favor, e obrigada? Fale então: - A criança repete: com licença, por favor e obrigada tudo de uma só vez.  Eu estava do lado e percebi que a criança não tinha a menor consciência do que significavam aquelas palavrinhas mágicas e não sabia quando empregá-las.

A professora não percebeu que a criança nada tinha entendido quando e como usá-las. Por favor, quando forem ensinar algum comportamento para as crianças pequenas não façam dessa maneira por que para elas é abstrato; e mais do que isto, onde elas empregam cada situação se não for ensinado elas não saberão.

A maneira mais correta e fácil de ensiná-las é tendo esses comportamentos no seu dia a dia.  Neste sentido fica meu questionamento: Vocês falam com licença, por favor, e obrigada quando necessário?

Com licença, mas só  educamos pelo exemplo. Obrigada por estarem lendo os meus textos e refletindo sobre comportamentos que nós temos no cotidiano em nossas instituições e mesmo na família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário