terça-feira, 18 de setembro de 2012

Hora do parque: família e professores repetem o mesmo comportamento

Falamos tanto na área da educação infantil que o horário do parque também faz parte do tempo de aprendizagem, que isso precisa ser mais explorado pelos professores junto com as crianças. Elas não podem simplesmente brincar sozinhas enquanto os professores conversam entre si ou usam este horário para o lanche.
Mas observando o comportamento de alguns pais no parque percebi que as mesmas atitudes dos professores quanto ao horário do parque acontece também na família. Os familiares, e até mesmos as babás, deixam as crianças brincando sozinhas enquanto eles conversam entre si.
Para que todos reflitam, não é que vocês vão escorregar em brinquedos de crianças, não é isto. Mas chamar a atenção da criança para algumas aprendizagens pode ser significativo.  Por exemplo, para se balançarem elas precisam empurrar com força ou devagar então é preciso ir explicando o que acontece quando empurramos devagar e quando fazemos isto com força. São estes questionamentos que vão fazendo a criança pensar no seu cotidiano, e assim,   produzindo aprendizagens.
Este é apenas um exemplo, existem tantas iniciativas que precisam ser experimentadas, vivenciadas, mas se o adulto ficar sentado e conversando com outras pessoas as crianças não serão efetivadas pelas crianças. Vamos lá brincar juntos no parque, as crianças precisam destes conhecimentos, instigados por nós adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário