domingo, 16 de setembro de 2012

Eu quero, eu quero, eu quero...

Consumir em excesso está relacionado à desestabilidade emocional,  geração de tensões e prazeres superficiais.  Mas por que algumas crianças possuem esse comportamento?
Primeiro porque aprenderam com os adultos esta atitude.  As crianças não possuem cartão de crédito para sair comprando e gastando tudo o que querem, mas assimilam esse consumismo exacerbado quando acompanham seus pais em shoppings e/ou comércios,   hábito de gastar muitas vezes bem mais do que ganham para mostrar ao outro algo material e não por satisfação própria.
O que fazer? Simples, comprem aquilo que podem dentro de um orçamento, isto é educar a criança para ser um adulto de sucesso. Dar tudo o que a criança quer não parece ser o mais correto.  Já trabalhei este tema em outro texto postado aqui sobre gestão financeira com os pequenos, mas reforço aqui não a questão financeira em si, mas sim as carências, frustrações e medos que estão imbuídos em uma pessoa consumista.
Para isto temos que prestar atenção no que de fato está levando uma pessoa a comprar em exagero algo que não precisa? Por que gastar mais do que se ganha? O que a pessoa está querendo compensar? E em que medida esta atitude pode influenciar na educação das crianças? Tudo isso precisa ser pensando e repensado pelos adultos para não gerar este problema de comportamento nas crianças pequenas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário