As reações agressivas podem ser causadas por algum tipo de situação-problema que a criança está enfrentando. Nada mais é do que um pedido de socorro: “me vejam, me escutem, preciso de ajuda”. Mas poucas pessoas entendem isto como um pedido de socorro.
Pais e professores observem esse comportamento e conversem com as crianças, tentem entender o que está acontecendo; às vezes o problema está em casa, outras vezes na instituição de ensino. É necessário detectar o que está acontecendo para poder ajudar a criança a refletir sobre suas atitudes.
Paciência neste momento de agressividade é a palavra chave, embora saiba que muitas vezes esta atitude é difícil de ser conseguida em momentos de tensões. As crianças necessitam nesses momentos se sentirem acolhidas, valorizadas, ouvidas, e não menosprezadas ou deixadas de castigo.
Diante da agressividade retribua com afeto. Esse é o segredo para reverter a situação. Pensem nisto e repensem suas atitudes diante de fatos agressivos; gritar, xingar, bater não ajudam em nada; pelo contrário, somente aumentam a situação de estresse que a criança esteja vivendo.
site:www.vandaminini.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário