Aprender de forma lúdica, ou seja, por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras. Essa forma é a mais correta para as crianças de zero a cinco anos que estão na educação infantil; mas nem todos pensam assim e colocam atividades maçantes para que as crianças possam fazê-las. Muitas vezes elas nem sabem por que fazem aquilo, pois não tem sentido e significado reais para suas vidas.
Existem tantas situações que as crianças gostam, como cortar papel em vez de fazer exercícios repetitivos de coordenação motora fina - onde o coelho vai alcançar a cenoura do outro lado do papel em forma de “v”, por exemplo, somente para que seja realizado o treino ortográfico para as letras.
Fizemos essas atividades por muito tempo sem perceber o que eram realizados. Existiam outras, como o sapo que deveria pular até a lagoa fazendo o exercício do “s”. Vamos analisar melhor; na realidade, o coelho vai comer a cenoura indo pulando em forma de”v” e o sapo pula com o formato de “s”? Claro que não.
Esse tipo de treino em minha opinião para os dias atuais é sem propósito, não precisamos desses exercícios para treinar as letras. Hoje sabemos que isso pode ser feito de outras formas, rasgando papel, manipulando e cortando objetos pequenos, enrolando papel crepom. Enfim, há uma série de situações que podem ser realizadas com o mesmo objetivo: treino motor fino, mas com significado real. As crianças vão brincando e aprendendo de forma lúdica. Professores e pais: pensem nisto...
site; www.vandaminini.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário