domingo, 17 de fevereiro de 2013

As primeiras palavrinhas de uma criança

Que alegria quando a criança solta às primeiras palavras! Os pais ficam contentes, aliás, toda a família fica feliz. Algumas fazem festa e isso está correto, mas minha preocupação reside em outro aspecto.

Por favor, nesse período é importantíssimo que o adulto preste atenção em como a criança fala, mas não a imite se ela falar “aga” em vez de água; cabe ao adulto também falar água e não “aga”. Por que falo isso? Porque é um período de aprendizagem, ela é pequena e está formando em sua mente a concepção da palavra do que ela significa e como fala. São 3 processos que para nós, adultos que já temos isto formado, parece normal;  não pensamos para falar por que já fizemos isso quando criança.

Mas os pequenos ainda estão formando esses processos todos em sua mente. Imagine a criança ouvir água e “aga”. Como irá formar o conceito da palavra do que significa água e ainda falar; poderá ficar confusa e em vez de ajudar no processo de aprendizagem isso poderá gerar distúrbios sérios quando maiores, atrapalhar até mesmo na escrita quando estiver na fase de alfabetização. Escrevemos como falamos por isso algumas pessoas têm dificuldades em escrever se é com “x”, com “s” ou com “z”; então, por favor, pronunciem as palavras corretamente e não imitem as crianças; elas não falam errado , o seu aparelho fonoaudiológico está em formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário