segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Construindo a autoimagem positiva nas crianças

A autoimagem faz parte da identidade da criança, é a forma como ela se vê. Ela se forma gradativamente e está sempre mudando e se transformando. Isso tudo depende do meio social em que a criança vive e interage. A autoimagem é o retrato psicológico que cada um tem de si. Mas como construí-la de forma positiva?

Isso depende também de como os pais montam a sua própria autoimagem e como isso influencia a vida das crianças. Mães que vivem de regime e exaltam muito o próprio corpo podem causar sérios problemas de autoimagem para as crianças.

Outra situação que devemos evitar é expressar o tempo todo que a criança é gorda, muito magra etc. Isso pode prejudicar a autoimagem dela e em nada ajudar na construção de um ser humano forte. Se uma criança está obesa do ponto de vista de um adulto é simples: leve-a ao médico e descubra a causa da obesidade; para a magreza faça a mesma coisa. Mas não destrua a imagem de uma criança. Ela ainda não sabe direito como lidar com seu próprio corpo e evite situações constrangedoras, principalmente na frente de outras pessoas. Se quer que seu filho (a) tenha uma autoestima e uma imagem construtiva de si mesmo contribua para isso de maneira saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário