Quando a criança tem o apoio dos pais na idade escolar desenvolve uma autoestima positiva. Gastar tempo explicando, orientando e conversando é a melhor saída se quer ter filhos saudáveis.
Mas cuidado, alguns professores me apresentam queixas de que os pais, tias e avós muitas vezes fazem a lição para as crianças. Isto não ajuda em nada, pelo contrário atrapalham o desenvolvimento integral e integrado dos pequenos. Escrevo para alertarem os adultos a terem coerência no que fazem; muitas vezes as crianças adquirem o hábito de enrolar com as tarefas de casa e se os pais não ficarem atentos farão por eles para ir mais rápido. É preferível que essa criança não faça a lição e quando chegar à escola a professora cobre o porquê não realizaram do que vocês pais por medo cumprirem as tarefas.
Quando você faz pelo outro você tira a responsabilidade e nessa idade a criança precisa aprender a ser responsável e comprometida com suas coisas. Dar afeição, carinho, reforço positivo e atenção não é fazer por eles, mas orientar o outro naquilo que for necessário e incentivar a vencer sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário