domingo, 3 de fevereiro de 2013

Para que já deu! Estou avisando, chega..!

Ouvi isto de um pai para um garoto de seis anos na praia. O garoto estava pedindo para tomar mais um sorvete. Ela já havia tomado quatro naquela manhã. O pai respondia que não, que não ia pagar mais sorvete para ele. O menino disse “você pode tomar mais do que quatro cervejas e eu não posso tomar mais do que quatro sorvetes num dia que está calor como esse? Quando o menino verbalizou isto, o pai ficou enfurecido e disse: Para que já deu! Eu estou avisando, chega! O menino então começa a chorar, vira-se para a mãe. E ela disse: “Seu pai já disse que chega, então chega!”

Fiquei somente observando a cena. Neste momento o pai pega mais uma latinha de cerveja do isopor e toma, o menino engole as lágrimas, pois sabia que se não parasse, poderia apanhar. Por trás dessa frase está uma situação muito ameaçadora e que quer dizer “me respeita que quem manda aqui sou eu. Eu sou o pai e mando”. Por outro lado não havia exemplo nenhum, uma vez que o pai podia tomar cervejas e o filho não podia tomar mais sorvetes.

Também fiquei observando melhor a cena e pude perceber que as cervejas eram trazidas de casa e os sorvetes comprados ali na hora; sei que em praia com criança se gasta muito, então fiquei pensando “será que eles possuem dinheiro para comprar tantos sorvetes assim?”. Mesmo se não tivessem, deveriam conversar com a criança, não sou a favor de comprar tudo, não é isto, mas acho que com conversa e entendimento a criança não precisaria fazer a cena e os pais não passariam vergonha na frente de estranhos.

Férias em lugar estranho é complicado; filhos (as) querem tudo mesmo, mas explicar para a criança é a melhor forma do que ameaçar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário