segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Crianças têm medo de ir ao médico?

Bem, vamos entender direito esta pergunta. Quando a criança nasce ela sabe o que é um médico? Não, mas ao longo de sua existência alguns adultos para poder controlar e adestrar as crianças começam a colocar medos nelas. E verbalizam a todo o momento: “se não fizer isto eu vou te levar no médico e mandar ele te dar uma injeção”. E assim vão as ameaças quanto a ir ao médico. Se a criança já tomou injeção sabe que dói um pouquinho, pronto o medo se instaura.

Minha preocupação maior está no fato de que as crianças precisam fazer um acompanhamento médico e devido a esses medos instaurados em minha opinião equivocadamente, elas apresentam comportamentos aversivos a médicos e tudo o que está relacionado ao mesmo.

Para que fazer isto, por que colocar medos em vez de educar e ensinar a realidade dos fatos e mais ainda por que querer controlar e adestrar as crianças? Elas são seres que necessitam de nossa atenção, carinho e respeito. Em vez de colocar medos, ensine-as serem felizes; o mundo seria tão mais fácil se as pessoas entendessem de fato que nós é que provocamos tudo uns nos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário