sábado, 16 de fevereiro de 2013

Brinquedos precisam ser bem pensados na hora da compra

Cada fase de desenvolvimento da criança requer um tipo de jogo e/ou brinquedo. Quando vamos às lojas de brinquedos percebemos que nas caixas existem indicativos de idade, que são orientadores, mas mesmo assim percebo que algumas pessoas cometem erros na escolha dos mesmos. Por isso resolvi escrever este texto.

Estava em um aniversário outro dia e vou contar a cena para vocês. A criança estava fazendo quatro anos e não era alfabetizada ainda. Pois bem, chegou uma mulher convidada com um presente grande, embrulhado de forma bem chamativa, que despertou a atenção da criança de imediato. A criança abriu o brinquedo no mesmo momento e disse assim “mas eu não sei ler ainda, não posso brincar com este jogo”. A mãe com vergonha disse “vou guardar e quando você ficar maior e souber ler você brinca”. Essa resposta da mãe não ajudou em nada a frustração da criança que logo saiu de perto, mas serviu para amenizar a vergonha com a pessoa que deu o brinquedo.

Vamos pensar juntos...

A pessoa que comprou o brinquedo nem prestou atenção que a criança precisaria saber ler e escrever para jogar, isso não é correto. Quando ganhamos algo, queremos usar na mesma hora; se nós adultos somos assim, com as crianças também não é diferente.  A criança criou uma expectativa ao ver o pacote e depois se frustrou por que não poderia brincar. Ela foi espontânea quando disse que não poderia brincar, mas a mãe para aliviar a situação toda diz que vai guardar. A mãe não está errada. Errado foi quem comprou o brinquedo que não dá para a criança brincar naquele momento. Já pensou você comprar uma roupa e não poder usar, pois não serve naquele momento? É a mesma coisa. Comprem algo que realmente serve para aquela idade, assim vocês evitam constrangimentos de ambas às partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário