segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Vacinação: Vai doer...

Bem, toda criança tem que tomar vacinas no período indicado pelo pediatra, quando elas ainda não falam, expressam seus medos por meio do choro. Penso assim: é tanto terror que colocam nas crianças por causa de médicos, injeções, vacinas que muitas crescem tendo que conviver com adultos que amedrontam em vez de ensinar.

Quando as crianças já estão verbalizando muitas falam que têm medo de injeção, que vai doer etc. Vejo algumas respostas de pais que preciso comentar com vocês para que não façam iguais. Já ouvi pais dizendo assim: injeção não dói nada, é só uma picadinha de nada; para os meninos a cobrança é pior ainda. Homens não choram com tão pouca coisa.   Isso em nada explica a realidade pelo contrário, pode causar mais medo ainda. O correto é falar a verdade, dói um pouquinho porque a agulha vai entrar na sua pele, mas logo passa. Explique e dê seus bons  exemplos, que já tomou injeção antes e que em nada isso modificou a sua pele. Que injeção serve para curar e não dar doença, que é importante para que a criança fique saudável, entenderam?

Explique e converse somente a verdade; isto é mais simples e correto, a criança enfrentará tudo com alivio e não com medo. Enfrentará com realidade, a vida não é assim cheia de problemas que temos que enfrentar. Temos que ensinar desde pequeno a enfrentar de maneira correta, sem medos e receios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário