sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Chegada do bebê em casa: período de adaptação

Quanta espera na gravidez, depois o nascimento e finalmente indo para casa. Isso tudo é motivo de felicidade para toda a família, porém preciso que entendam que algumas mães de primeira viagem sofrem com esse cenário e os sentimentos são antagônicos: de um lado a felicidade e de outro a insegurança.

Quero que as mães saibam que isso é perfeitamente normal. São situações novas nunca antes experimentadas e que podem causar insegurança sim. Imagina você ser responsável por um ser que está nascendo, quantas dúvidas passam pela sua cabeça. Será que está com fome, com frio, como devo dar banho etc. Isso é perfeitamente compreensível, pois sempre queremos o melhor para quem amamos de fato.

Porém, minha preocupação reside na forma como lidam com esses medos, encaram-os de frente e pedem ajuda ou se calam e ficam remoendo por dentro? Depressões pós-parto por conta dessas situações de medo são comuns nas mulheres. Pior: como os homens são mais práticos muitas vezes não entendem a situação e não colaboram para amenizar esses conflitos internos femininos.  O mais correto e saudável é ter uma conversa franca, falar de seus medos, expor suas dúvidas, compartilhar seus receios. Da mesma forma que os homens também têm seus medos, mas como foram treinados por nós mulheres para serem fortes, eles não demonstram ou sentem vergonha de mostrar esse comportamento.

Um casal nesse momento precisa ser ouvido e ouvir um ao outro sem medos ou receios, mas para o bem da família e da criança que tanto desejaram. Ouço muitas queixas dos homens que acabam se separando por que dizem que quando o filho (a) nasceu ele ficou em segundo plano pela esposa. Isso acontece e muitas vezes a mulher não percebe, pois seus medos de não ser uma boa mãe a impedem de enxergar. Como seria muito mais fácil a convivência se as pessoas explicassem o que sentem de fato, sem medos ou receios de magoar o outro, mas sim para conviver de forma harmônica. Falem o que sintam homens e mulheres, convivam de forma harmônica e zelem pela relação um do outro, não estraguem os sonhos do casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário