terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Tudo o que a criança desconhece pode causar medo

Já escrevi aqui em vários outros textos que as crianças possuem medo do que é desconhecido, pois elas são concretas. Fico me indagando qual é a graça de um adulto em verbalizar para as crianças situações que causam medo; e alguns ainda tiram sarro e dão risadas delas quando fazem esse tipo de brincadeira. Muitas crianças começam a chorar quando um adulto impõe esse tipo de situação e muitos adultos riem mais ainda delas.

Para que isto? O que tem de educativo? Quem sai ganhando com esse tipo de chacota? 

Um adulto que faz esse tipo de situação no meu conceito é infeliz e quer que os outros também sejam. Mais do que isso, é totalmente carente e precisa chamar a atenção de alguma forma. São esses comportamentos que vocês que têm essa atitude ensinam aos pequenos, para que sejam a serem fracos, carentes e pessoas infelizes.

Preciso que os pais reflitam sobre essas situações, busquem ajuda se não estão bem consigo mesmos, mas não descontem nos pequenos suas frustrações e medos. Se amam, passem a amar primeiro a si mesmos. Pois quem ama quer sempre o melhor para si e para os outros que estão ao seu redor.


Um comentário:

  1. Parabens pela reflexao.
    Ha muitos anos dedico-me as criancas tendo como meio o Teatro. Sempre foi preocupacao de toda equipe jamais agredir a sensibilidade infantil. Hoje interpreto um personagem muito carismatico nas festas infantis e nas escolas. O palhaco Peteca surge diante dos olhos das criancas, pois tenho o cuidado de fazer a maquiagem juntamente com eles. Dessa forma, afasta-se o medo do palhaco e se respeita a inteligencia da crianca. Respeito pela crianca sempre!

    ResponderExcluir