quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Irmãos gêmeos podem tomar banho juntos?

Fui surpreendida com essa pergunta de uma mãe de gêmeos nesta semana pelas redes sociais. E aqui vai minha resposta. Pode sim, desde que os cuidados sejam redobrados. Mas para as crianças que conviveram num mesmo espaço durante meses em sua formação não há problema algum tomar banho juntas, pelo contrário, pode ser um momento de muito prazer tanto para a família quanto para os bebês.

Uma pessoa adulta só  a acompanhar não é aconselhável, pois num minuto de distração um dos dois pode se afogar.  A mamãe precisará de ajuda; o ideal é que o pai ou outra pessoa esteja junto nesse momento coletivo do banho. Os bebês devem ficar de frente um para o outro e assim poderem interagir com a água e entre si. O aconselhável, segundo os pediatras, é que as crianças já estejam sentando para realizar esse banho a dois porque facilita, já estarão mais firmes.

Esse pode ser um momento de descontração da família e de relaxamento para as crianças, além da interação adulto e criança e entre elas. Perfeitamente saudável do ponto de vista psicológico, biológico e social. Diversão na certa, água espirrando para todos os lados e, por favor adultos, não interrompam o momento de prazer por nada. Deixem a “farra acontecer”, água é só puxar com o rodo depois, mas experiências vividas prazerosamente deixam a mente das crianças com lembranças positivas tanto do ato de tomar banho quanto da convivência com os outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário