Alguns pais reclamam que seus filhos (as) não conversam, fico indignada com isto. Por que as crianças aprendem a conversar conosco adultos, se isto está acontecendo é por que a prática do diálogo não está sendo ensinada desde pequeno.
Quando as crianças fazem alguma coisa que lhe desagrada por algum motivo chame-os para conversar. “Vamos conversar? Preciso conversar com você?”
Nesta conversa seja franco, aponte o que você não gostou e o porquê não gostou. Mas sem alterar a voz, pois conversa não é briga. Não ache que você terá razão em tudo, explique o que lhe aborreceu, mas ouça o outro também. Ouça os motivos que fizeram eles terem aquela atitude, o mundo seria muito melhor se cada um de nós pudéssemos ouvir e ser ouvidos, evitaríamos tantos desentendimentos.
Uma atitude é importante para conversar: ter humildade para reconhecer que também erramos e não achar que somos os sabedores de tudo só porque somos adultos e as crianças não sabem nada e têm que aprender. A criança sabe muito, muito mesmo. Ouça que perceberá que ela é muito inteligente, as crianças atuais são muito espertas, pois têm acesso aos meios de comunicação e internet, que nós não tínhamos quando éramos crianças. Conversem de igual para igual sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário