Algumas crianças têm como hábito quando pintam perguntar aos adultos se o desenho ficou feio ou bonito. E o que os adultos geralmente respondem: ficou lindo, mesmo a criança sabendo que está feio o adulto responde que está bonito.
Qual seria a maneira mais correta? Tão simples: questionar o que a criança acha e não emitir nenhuma opinião ou elogio. Pergunte à criança: “O que você acha?” Se ela responder que está feio, pergunte: “Por que você acha que está feio?” Por que você acha que não está bonito? Devolva a pergunta para a criança e a deixe pensar sobre o que ela fez. Se ela responder “eu acho feio” continue o questionamento: “O que você fez que você acha que está feio? Onde você precisa melhorar? Em que precisa melhorar?”. E assim por diante.
Essas atitudes farão as crianças pensarem e identificar onde estão errando ou acertando e em que poderiam melhorar. Vá ensinando a pintar, por exemplo; se a criança falou que pintou feio a copa de uma árvore, ensine-a a pintar de um jeito só; por que muitas vezes elas pintam da esquerda para a direita, de cima para baixo e vice-versa. Ensine-as a pintar somente de um jeito: se é de baixo para cima será assim o desenho todo. Isso fará com que elas reflitam e aprendam o melhor jeito de pintar. Fácil e simples basta pensar antes de responder as crianças.
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