quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Volta às aulas... Vamos nos organizar?

Acabaram as férias e o Carnaval... É chegado o momento de preparar as crianças para voltar à rotina de ir para as instituições de ensino. O que fazer?

Bem, o correto é ir voltando aos poucos o horário de sono; uma semana antes é o ideal para que nosso relógio biológico vá se acostumando aos horários de rotina, pois nas férias geralmente as crianças dormem mais tarde, comem em horários diferentes. Isso é saudável, sair da rotina quando se está de férias, mas voltar a ela exige alguns cuidados.

As crianças vão achar ruim por que podem dizer que só têm uma semana para aproveitar o restinho de férias. Então o melhor a fazer é explicar, conversar e também entrar na rotina deles, de nada adianta dizer ou até mesmo gritar “você tem que dormir” e você, adulto, não ir. No começo elas podem demorar a dormir, o que fazer? Conte histórias saudáveis, não histórias de medo, que podem até atrapalhar o sono se a criança ficar com medo e no lugar de dar sono ela poderá ficar acordada.

Coloquem músicas calmas e relaxantes, façam massagens com óleos de cheiro; enfim, ficar falando “fecha o olho que você dorme” às vezes não funciona pois as crianças não estão com sono. Vá retomando a rotina, convide-as para organizarem seus materiais. Compre coisas novas se precisarem, mas deixem que participem dessa organização junto com você.

Vejo muitos pais errando quando fazem tudo para as crianças: arrumam até suas mochilas. Isso não as ajuda a ter independência e autonomia. É claro que é o papel dos pais olhar se eles arrumaram certo, mas não arrumar por eles. Muitas vezes na correria do dia a dia é mais fácil você adulto fazer, demora menos, mas não educa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário