sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A educação precisa causar uma emoção de felicidade e se transformar em bom sentimento

Desde a educação infantil o processo de ensino precisa estar conectado com o mundo real e, quando digo isto, não quero dizer que precisa ser totalmente tecnológico, não é isto. O que quero dizer é que, muitas vezes, estamos educando nossas crianças como fomos educados quando pequenos, porém, esquecemos de prestar atenção nesta nova geração que possui valores, crenças e  atitudes diferentes das crianças que nasceram em 1960, 1970, 1980, 1990...

É a sincronicidade com o mundo real que, tanto pais quanto professores, precisam ter para entender a educação de 2014.  Quando as crianças gostam do que fazem e se sentem motivadas internamente, elas nem precisam de muito esforço para querer estudar. No entanto, quando o ensino é chato, desconectado  do mundo desta criança, ela se sente como um peixe fora d’água e, aos poucos, acaba perdendo a vontade para aprender surgindo, dessa forma, um sentimento de aversão ao estudo e ao aprendizado. Ora!  Ter vontade de adquirir novos conhecimentos, vontade de se sentir vivo e aprendiz da vida, isso é o que anima e faz com que a criança queira estudar e saber cada vez mais, porque acaba se sentindo um aprendiz da vida! Agora, se a escola é feia, a sala de aula desestimulante, os professores bravos e de mal com a sua própria vida, quando não se faz uso  de tecnologias e nem de novas descobertas, é claro que as crianças se sentem desestimuladas carregando esse tipo de sentimento para toda a sua vida!  Se os professores de educação infantil soubessem de sua responsabilidade na área da educação e da formação, se tivessem consciência de eles podem  provocar emoções de felicidade nas crianças para que isto se transforme em  sentimento de vontade de estudar, talvez estes professores repensariam sua forma de agir e de se expressar no mundo da educação.  


Isso porque quando gostamos daquilo que fazemos, estudamos com vontade e determinação sem precisar de alguém nos mandando o tempo todo.  É isto que precisamos resgatar em nossa sociedade, da educação infantil ao ensino superior. Resgatar a vontade de aprender, de ter autonomia para aprender, de ser um sujeito ativo e atuante diante da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário