segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A importância dos pais na formação da autoestima e prevenção de problemas mentais de seus filhos

É na infância, principalmente de zero a sete anos, que se formam as raízes de muitos traços da personalidade da criança; é neste período que se planta a base do desenvolvimento mental dos indivíduos. Muitos pais não levam isto em consideração e, muitas vezes, dizem assim: “são crianças ainda, tudo passa”. Mas, na verdade, não é bem assim, pois são crianças sim, mas podem armazenar em suas mentes situações emocionais negativas e levarem isto para o resto de suas vidas. Pior ainda, podem não ter consciência de quando isto começou, pois não se lembram; mas nossa mente tem uma região denominada hipocampo que é responsável por nossas memórias, pelas vivências e experiências que passamos, e onde  tudo fica armazenado.

O envolvimento dos pais com os filhos no sentido de proximidade, de auxílio a conhecer e a desvendar o mundo das coisas do cotidiano e do contato com os assuntos pertinentes à suas famílias é muito importante neste período da infância! Cada membro da família desenvolve um papel significativo na formação da moral, dos costumes, do amor próprio, da autoestima... Algumas pesquisas na área da psicologia indicam que a presença e a participação de pais amáveis, na vida dos filhos, favorece a formação da autoestima, e evita que venham a se desenvolver, na vida juvenil e adulta, problemas de ordem social ou até mesmo de ordem mental!


Participar ativamente com tarefas definidas dentro da família, fazendo o possível para não sobrecarregar nenhum dos membros é mostrar, na prática, que cada um tem seu papel e sua função. Quando os pais fazem com amor e, acima de tudo, educam os filhos (as) com respeito mútuo, com diálogo, com paciência, como realmente eles gostariam de ser tratados, sem cobranças ou chantagens, essas atitudes fazem das crianças pessoas confiantes e estimuladas a viver! Estimuladas a se cuidarem, a se respeitarem, a terem discernimento na adolescência do que é certo ou errado para si próprias. Aposto como suas decisões serão mais acertadas e, se não forem, saberão como resolvê-las sem entrar em colapsos ou doenças mentais. A saúde mental de seus filhos está em suas mãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário