segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Hora do banho: desenvolvendo a linguagem

Muitas vezes nos esquecemos de que para aprender a falar a criança precisa estar familiarizada com a linguagem oral. O horário do banho é um excelente momento para que isto aconteça. Converse com o bebê sobre diferentes temas ─ lógico, nada muito cheio de conceitos, elucubrações ─, mas fale sobre a família, os irmãos ─ se tiver ─, sobre a casa, os avós, a roupa que vai colocar nele, sobre o shampoo, o creme. Cante músicas alegres e em diferentes entonações, mas de forma afetuosa. Cante com rimas, fale versos, parlendas. Chame cada objeto pelo seu nome corretamente e não em diminutivo. Enfim cante, converse e interaja verbalmente com o bebê.

Faça deste momento mais um período de descoberta de experiências e de aprendizagens! Também é importante o estímulo do ouvir para distinguir sons, já que o ouvido também precisa ser estimulado. Se você quiser, até coloque músicas cantadas, de pássaros, de natureza, sons de água do mar, de cachoeira... Faça da hora do banho um momento divertido e gostoso, um momento de privilegiar os sentidos: o tato, a audição, os aromas que pelos produtos são percebidos no ar, o falar e o cantar... 


A criança vai percebendo, ao longo do tempo, as diferenças de tonalidades de voz, e a diferenciação das vozes e das músicas. Isto tudo é importante para desenvolver a linguagem oral da criança. O banho deve ser um momento de prazer, de higiene e de carinho com o seu corpo.  A autoestima começa quando aprendemos a cuidar do nosso corpo de forma saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário